Classe Hydrozoa

Classe Hydrozoa
 A classe dos hidrozoários possui inúmeros representantes, além da hidra. Todos os demais componentes dessa classe são marinhos. Dentre eles, podemos citar como exemplo a Obelia e a caravela (Physalia), este um indivíduo colonial muito comum nos mares tropicais e temperados.
Na Obelia, a reprodução ocorre durante um ciclo em que se alternam pólipos (fase assexuada e duradoura) e medusas (fase sexuada e pouco duradoura). Dois tipos de pólipos existem em um polipeiro (colônia): o nutridor e o reprodutor. Os reprodutores geram medusas por brotamento. Essas, de pequeno tamanho, produzem gametas que se encontram na água (fecundação externa). Forma-se o zigoto, ocorre o desenvolvimento embrionário e surge uma larva ciliada, a plânula, que constitui uma importante forma de dispersão da espécie. Fixando-se a um substrato apropriado, a larva transforma-se em um novo pólipo, que acaba gerando novo polipeiro.

Resultado de imagem para ciclo de vida de obelia
Ciclo de vida de Obelia, mostrando a alternância das fases de pólipo (assexuado) e de medusa (sexuada).
                                                             

Medusas de Água Doce
A medusa de água doce Craspedacusta sowberii (ciclo de vida na figura abaixo) muito provavelmente evoluiu de ancestrais marinhos no Rio Yangtzé, China. Provavelmente introduzida juntamente com remessas de plantas aquáticas, essa interessante forma agora ocorre em muitas partes da Europa, por todos os EUA e em partes do Canadá. As medusas podem atingir um diâmetro de 20mm. 

Resultado de imagem para medusas de agua doce ciclo
Ciclo de vida de Craspedacusta, um hidrozoário de água doce.

Hidra: um hidrozoário de Água Doce
As hidras comuns de água doce vivem no lado interior de folhas de plantas aquáticas em águas limpas e frescas de lagos e pequenos fluxos. A família da hidra é encontrada em todo o mundo, com 16 espécies ocorrendo na América do Norte. Membros dessa família têm sido bem estudados, e muito é sabido sobre seus hábitos e plano corpóreo.

Alimentação e Digestão
As hidras alimentam-se de uma variedade de pequenos crustáceos, larvas de insetos e vermes anelídeos. A boca é situada em uma elevação cônica denominada hipostômio, é cercada por 6 a 10 tentáculos ocos que, como o corpo, podem se estender enormemente quando o animal esta faminto. A boca abre-se na cavidade gastrovascular, que se comunica com as cavidades dos tentáculos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como as esponjas se alimentam?

Cubozoa

Classe Anthozoa